Curiosidades

Curiosidades

*O primeiro gol da história do Internacional foi marcado por Benjamin Vignoles, os dois da vitória Colorada
por 2 a 1 sobre o Militar Football Club, no dia 12 de outubro de 1909. Foi também a primeira vitória na história Colorada.

*O Inter possui o maior estádio do Sul do Brasil, o Estádio Beira-Rio.

*O Inter possui o maior ginásio do Sul do Brasil, o Ginásio Gigantinho.

*O Estádio dos Eucaliptos, substituído atualmente pelo Beira-Rio, foi o único estádio gaúcho a sediar partidas de uma Copa do Mundo.

*Em 1950, foi o palco de Iugoslávia 4 a 1 México e Suíça 2 a 1 México.

*O Internacional já representou a Seleção Brasileira em 2 ocasiões. Na primeira, em 1956, quando foi campeão invicto dos Jogos Pan-americanos do México.
Detalhe: o técnico José Francisco Duarte Júnior, vulgo Teté, também era colorado. Na outra, em 1984, quando conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles; a equipe brasileira foi derrotada na final pela França por 2 a 0.
Dentre os atletas que se destacaram, estiveram Gilmar, Pinga, Mauro Galvão, André Luis, Ademir, Dunga, Tonho, Kita e Silvinho, todos colorados. A Sele-Inter, como era chamada em 84, bateu recorde de público
em muitas partidas.
Contra a Itália, em Stanford, teve 83 mil espectadores e contra a França, no estádio Rose Bowl, o público foi de 101.799 pessoas.
Essa conquista da medalha de prata (juntamente com a prata de Seul 1988) é, até hoje, a maior conquista do Futebol Olímpico Brasileiro.

*A Camisa 12 é a torcida organizada mais antiga do Rio Grande do Sul, fundada em 12 de outubro de 1969.

*Primeiro clube gaúcho a conquistar um Campeonato Brasileiro (1975).

*Único clube brasileiro a conquistar um Campeonato Brasileiro de forma invicta (1979)

*Único clube gaúcho sempre na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

*Primeiro clube gaúcho a disputar a Taça Libertadores da América. Também é o primeiro clube gaúcho a chegar numa final de Libertadores: em 1980, quando perdeu a decisão para o Nacional do Uruguai, em Montevidéu, por 1-0 (após de empatar a partida de ida, no Beira-Rio, em 0-0).

*Maior sequência de títulos do Campeonato Gaúcho (oito vezes, de 1969 a 1976).

*Em 1974, o Internacional conquistou pela segunda vez um hexacampeonato gaúcho, com uma campanha inacreditável: foram 18 vitórias em 18 partidas.

*Em confrontos contra o maior rival, o Grêmio, o Internacional possui 24 vitórias a mais, além de 39 gols de vantagem sobre o adversário. O Inter possui também a maior invencibilidade em clássicos: 17 partidas, entre 1971 e 1975.

*Nos 5 confrontos eliminatórios em nivel nacional e internacional contra o rival, eliminou o Grêmio em todos: Campeonato Brasileiro 1988, Copa do Brasil 1992, Seletiva da Libertadores 2000, Copa Sul-Americana 2004 e na Copa Sul-Americana 2008.

*No Grenal conhecido como "Grenal do Século", que valia vaga para a final do Campeonato Brasileiro de 1988 e para a Taça Libertadores da América de 1989, o Inter venceu por 2 a 1.

*Em 2005, o Internacional comemorou o título do Campeonato Brasileiro, com festa nas ruas de Porto
Alegre e de várias outras cidades gaúchas. Os jogadores foram recepcionados e levados até o Estádio Beira-Rio num ônibus de turismo. Esse título foi comemorado, pois o Inter terminaria o Brasileiro um ponto à
frente do Corinthians, não fosse o episódio da anulação de 11 partidas por denúncias de compra de resultados com ajuda da arbitragem. Porém, com as partidas remarcadas, o Corinthians aproveitou a vantagem de poder jogar novamente duas partidas (nas quais havia sido derrotado anteriormente), ultrapassou o Inter na nova tabela e sagrou-se campeão. Sem possibilidades de obter o título na justiça, devido às ameaças de retaliação feitas pela CONMEBOL (o que poderia eliminar o clube da Taça Libertadores da América de 2006, competição na qual sagrar-se-ia campeão), o Inter decidiu abrir mão da ação, decretando assim o Corinthians como campeão brasileiro do referido ano.

*Tríplice Coroa Internacional: o Internacional é junto com São Paulo e Nacional-URU os únicos detentores da Tríplice Coroa Internacional na América do Sul, fato homologado pela FIFA e CONMEBOL.

*Em 2008, o Internacional aplicou a segunda maior goleada em final de Campeonato Gaúcho, ao vencer o Juventude por 8 x 1, no Estádio Beira Rio, (fato que se repetiria no ano seguinte, na decisão da Taça Fabio Koff, sobre outro caxiense, o Caxias) conquistando assim o seu 38º título estadual. Antes disso, o
Internacional havia vencido o Bagé, em 1944, por 9x0, sendo seis gols anotados no tempo normal e três na prorrogação.

*Foi o primeiro campeão brasileiro da Copa Sul-Americana 2008, sendo até então, o único campeão invicto na história da copa com 5 vitórias e 5 empates em 10 jogos.

*O distintivo do Inter tinha seis estrelas, referentes aos títulos: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e Mundial de Clubes FIFA. Depois da conquista da Recopa Sul-Americana, as estrelas sobre o escudo foram substituídas por uma coroa, em alusão à Tríplice Coroa Internacional, como o clube denominou as três conquistas internacionais consecutivas, e passaram a ser usadas no meio do peito. Após o triunfo na Copa Sul-Americana, o clube abandona todos os símbolos. A partir do conceito "campeão de tudo", o Internacional limpará seu distintivo para o ano de 2009. O novo escudo não terá ramos de louros, coroa ou estrelas.

*O Internacional em 29 de julho de 2009 completou mil jogos no Campeonato Brasileiro.

*A Praça Sport Club Internacional fica ao lado do Hospital Porto Alegre no bairro Azenha.

*O Internacional, através do seu estádio, o Beira-Rio, recebeu a exibição de um filme com o maior público na história do cinema, com 27.022 pessoas na projeção de “Absoluto – Internacional bicampeão da América”, fato autentificado pelo Guinness, o Livro dos Recordes.